Quem tem direito a Cidadania Italiana?

Todo Descendente de Italianos tem o direito de reconhecer a sua Cidadania Europeia, desde que possa provar através de documentos e certidões a linhagem com o Dante Causa. Outra possibilidade é através da naturalização por Matrimônio, na qual cônjuges (inclusive homoafetivos) podem pleitear a Dupla Cidadania Italiana.

Posso aproveitar a documentação de um Familiar que já fez o Processo?

Sim, é possível aproveitar a documentação de outros familiares nas pastas pela via Administrativa, nos Consulados Italianos de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Qual o prazo de validade das minhas Certidões?

As certidões para Cidadania Italiana têm prazo de validade de 6 meses após a emissão.

O que é apostilamento de Certidões?

O Apostilamento é o ato de tornar Documentos Válidos em diversos outros Países, eliminando a necessidade de Validação Consular.

Existe limite de geração para reconhecer a Cidadania Italiana?

Não, todo e qualquer descendente de Italianos tem o Direito de buscar suas origens e reconhecer a Cidadania Italiana. Más ter muita atenção, as Leis podem mudar e este direito que tem hoje, pode não ter amanhã. Corra faça o seu Reconhecimento quanto antes.

Como tirar Cidadania Italiana?

O processo de reconhecimento da Cidadania Italiana pode ser feito pela via Administrativa através dos Consulados da Itália no Brasil ou diretamente em solo italiano. Existe ainda a possibilidade de entrar com um processo Judicial com essa Finalidade.

Não tenho Sobrenome Italiano, posso fazer o Processo?

Sim pode solicitar a Cidadadania Italiana. O Requerente somente tem que comprovar que tem parentesco como Dante Causa (Italiano), através de documentos.



Quem tem direito à Cidadania Portuguesa por Descendência?

Filhos, Netos e Bisnetos de Portugueses, que possam comprovar a sua ligação com o Ascendente Português através da documentação exigida pela Lei da Nacionalidade Portuguesa.